Criado nos Estados Unidos, em 1967, e oficializado internacionalmente em 1972. Esse código é utilizado até hoje para identificar numericamente o livro segundo o título, autor, país e editora. Esses números são uma espécie de “Registro Geral” do livro.
Para registrar o ISBN do seu livro é necessário ter um cadastro junto à CBL, Câmara Brasileira do Livro, que é a atual detentora da missão de expedir os ISBN’s em todo o território nacional.
Com o cadastro feito, basta seguir os passos para solicitação digital, informando dados como título, ano de publicação, número de páginas, assunto, etc.
Por fim, você também pode solicitar no próprio site da CBL, a geração do código de barras para a comercialização do livro, bem como a geração da sua Ficha Catalográfica, para posterior catalogação em bibliotecas e livrarias por todo o mundo.
Existem diversos benefícios ao utilizar o ISBN em suas obras, alguns deles são:
- Facilita que o livro seja pesquisado facilmente em bancos de dados bibliográficos;
- Garante que os leitores recebam a versão correta da edição, seja impressa ou digital;
- Economiza tempo e custos reduzindo os erros de cópia;
- Imprescindível para a comercialização do livro, uma vez que sem ele não há alternativa para cadastramento e a própria leitura do produto nos caixas.
O ISBN não é um requisito para quem quer publicar, contudo ele é peça fundamental para uma obra que queira ser comercializada amplamente, além de conferir ao título o profissionalismo necessário.
Você pode conferir mais informações no site oficial da CBL ou entre em contato com a gente, deixando um comentário aqui nesse post. E se você precisar, desenvolvemos diversos conteúdos sobre a produção de livros. Deixarei aqui um dos nossos melhores, Qual o mínimo de livros consigo imprimir?
Caso você precise, a Rocha pode te ajudar a cadastrar o seu ISBN – contamos com uma equipe preparada e uma ampla rede de parceiros para essa missão. Entre em contato ou faça um orçamento.