Dois dos materiais mais populares e essenciais para divulgar produtos, serviços ou eventos e alcançar seu público-alvo de maneira eficaz, conheça os Flyers e Folders. Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, eles possuem características distintas e são utilizados em diferentes situações para diferentes objetivos promocionais.
Flyer
Os flyers são materiais promocionais impressos em formato de folha única, geralmente em tamanhos menores, conhecidos por sua simplicidade e praticidade, pois contêm informações diretas e concisas sobre uma promoção, evento ou oferta.
São altamente versáteis e podem ser distribuídos em locais públicos, entregues pessoalmente ou enviados por mala direta.
Os flyers são ideais para promover eventos de curta duração, como festas, shows ou lançamentos de produtos. Além disso, são extremamente utilizados para distribuir informações em massa em áreas com grande circulação de pessoas, como ruas movimentadas, estações de onibûs/metrô etc.
Folder
Já os Folders, são materiais promocionais impressos em papel e possuem alguma(s) dobra(s), podendo formar múltiplas páginas. Esses são mais robustos e oferecem mais espaço para detalhar informações sobre seus produtos, serviços ou para falar sobre a sua empresa.
Muitas empresas também utilizam para apresentar um portfólio de produtos ou fornecer especificações técnicas. Os folders costumam ser utilizados em eventos, convenções, apresentações comerciais ou como material informativo para potenciais clientes.
Flyer ou Folder?
Utilizar Flyer ou Folder como um material promocional irá depender de 4 fatores:
- Objetivo da campanha: Se você precisa transmitir informações básicas de forma rápida e direta, um Flyer pode ser a escolha certa. Se a intenção é fornecer detalhes mais abrangentes sobre seus produtos ou serviços, um Folder é mais adequado.
- Conteúdo: Se o seu conteúdo for mais complexo, com gráficos, tabelas ou imagens, um Folder oferece mais espaço para organizar essas informações de forma clara e legível. No entanto, se você deseja transmitir uma mensagem simples e direta, o Flyer será suficiente para isso.
- Local de distribuição: Se o local for super movimentado, opte por Flyers, pois as pessoas irão pegar e continuar andando. Agora, se o ambiente for menos movimento ou se as pessoas que estão ali correspondam com um público em potencial, você pode optar por Folders e entregá-los em mãos ou disponibilizar em PDVs, assim, essas pessoas terão tempo para ler e absorver informações.
- Orçamento: Flyers e Folders têm custos diferentes de produção. Geralmente, os Flyers são mais econômicos, pois requerem menos processos e uma impressão simples. Os Folders, por sua vez, exigem dobras e tamanhos personalizados, o que resulta em um custo maior.
De forma resumida, Flyers são ideais para comunicações rápidas, objetivas e impactantes em locais com alta circulação de pessoas. Os Folders são para detalhar e apresentar maiores informações e serão distribuídos em ambientes em que as pessoas terão mais tempo para absorver o conteúdo.
Aqui vai uma dica extra: Ambos materiais devem ser bem desenvolvidos, ou seja, possuir imagens de alta qualidade, utilizar fontes corretas e uma boa escolha de cores. Você pode ler mais sobre esses e outros conteúdos clicando nos nomes abaixo:
👉 Sites para escolher as melhores cores para o seu projeto
👉 Como fazer uma panfletagem de sucesso
👉 Aumente a visibilidade da sua empresa
Caso você ou a sua empresa precise de Flyer ou Folder, clique aqui para falar com o nosso setor comercial. Somos especialistas em materiais promocionais!