Uma das mídias impressas mais democráticas é o panfleto, também chamado de flyer, filipeta ou folheto, que até pouco tempo atrás foi considerado obsoleto por conta da fácil propagação das redes sociais. Contudo a panfletagem vem novamente sendo utilizada com uma abordagem diferente e sua utilização passou a se tornar mais estratégica e focada, é a panfletagem de resultados.
Produzimos diariamente em nossas impressoras peças para esse tipo de campanha, e hoje queremos compartilhar os 4 passos para uma campanha de panfletagem que gere resultados, e também deixar ao final uma dica, de quem vê todos os dias como a mídia impressa consegue chegar em clientes e lugares cada vez mais surpreendentes.
1. Planejamento da Campanha
Antes de arranjar aquele seu primo, sobrinho ou amigo que sabe trabalhar bem no programa de vetorização (Corel, Pacote Adobe, etc…), que tal tirar alguns minutos para pensar em algumas perguntas chave para a sua campanha impressa:
Qual o Objetivo que buscamos atingir?
Você quer atrair mais pessoas para a sua loja? Ou quer somente informar ao seu cliente alvo sobre algo que está acontecendo? Ou ainda, mostrar que tem um lançamento de um novo produto à disposição?
É muito importante saber bem quais são os objetivos da sua campanha, pois isso ditará a forma como você fará desde a “arte” do seu flyer, até a forma como o seu cliente a receberá.
O que você está oferecendo?
Assim como no inbound marketing, precisamos estar dispostos a facilitar a jornada de compra quando queremos avançar com nosso cliente.Se o seu produto é digital, ou exige ainda mais uma ação do seu cliente (ex: um acesso ao seu site, ou um cadastro em alguma plataforma), esteja disposto à recompensá-lo por este esforço com um desconto exclusivo, ou ainda uma demonstração do seu produto, para validar o esforço necessário para a ação.
Onde está o meu público alvo?
Se você é proprietário de uma loja, em um shopping por exemplo, é importante que a sua ação esteja próxima ao seu ponto de vendas, ou em um lugar onde as pessoas que circulam estejam indo ao shopping, dessa forma você não desperdiçará esforço ou dinheiro com leads frios. Ou ainda, supondo que você esteja rodeado de concorrentes, como em uma loja de automóveis, uma boa panfletagem, com ofertas exclusivas ou ainda um diferencial do seu produto pode ser decisivo para que o cliente aproveite a visita ao concorrente para conferir a sua proposta.
2. Desenvolvimento do Panfleto
Existem hoje dezenas de tutoriais de como se construir uma boa Landing Page para a sua campanha digital, com testes A-B, heatmaps, e diversas outras ferramentas. Contudo, quando o assunto é flyer, é incrível como ainda trata-se com muito amadorismo o desenvolvimento dessa peça.
É importante que você entenda que o principal diferencial de um panfleto para qualquer anúncio na internet é a atenção exclusiva. Quando paramos para ler um flyer, dificilmente estamos fazendo qualquer outra coisa, e diferentemente de uma rede social, onde para trocar de assunto basta somente rolar a tela, o impresso finda-se em si mesmo, ou seja, não há nada lá além do seu conteúdo.
O grande desafio aqui é conquistar a atenção exclusiva, ou seja, convencer o recebedor do impresso que aquele panfleto vale a pena ser lido. Quando falamos de produção gráfica, elencamos três fatores que podem fazer, ou não, o seu panfleto ser lido:
Design
Boas imagens, uma boa seleção de fontes, e uma boa redação fazem toda a diferença em um folheto. Por isso, na hora de desenvolver o seu, seja criterioso em selecionar imagens de alta qualidade (que você pode encontrar inclusive algumas aqui em nosso post) , ou tirar boas fotos dos seus produtos (que podem ser utilizadas nas redes sociais depois). Cuidado para não tentar colocar todo o conteúdo do mundo em um simples impresso, mas sim os termos mais contundentes, e com a oportunidade de explicar um ou dois pontos chaves em mais detalhes.
Material
Na hora de mandar produzir um flyer, saiba que o custo do material não é tão relevante como todo mundo pensa, então considere aqui utilizar papéis com gramaturas maiores. Fuja daquela sensação de “lambe-lambe”, ou de materiais consagrados por serem utilizados em campanhas políticas. Lembre-se, se o seu cliente achar que aquilo é “só mais um panfleto”, ele não chegará nem a considerar que o seu anúncio merece a atenção dele.
Outra boa dica é considerar um acabamento para o seu flyer, como uma laminação ou um corte especial, que pode não encarecer tanto a sua produção, mas fazê-lo diferenciado.
Tamanho
A última forma de chamar a atenção do seu potencial cliente é investindo no tamanho do seu impresso. Peça sugestões da sua gráfica de confiança para escolher tamanhos que tenham um bom custo x benefício, mas que não sejam pequenos demais. Tamanhos como 10×15, ou 10×12, já foram mais do que abusados por promoções de desentupidoras, borracharias, etc…, então cuidado! Novamente, essa é mais uma chance para o seu material receber a atenção exclusiva do seu lead, para que ele possa assim tomar conhecimento da sua campanha/produto.
3. Execução da Panfletagem
Um panfleto bem desenvolvido, em uma campanha bem pensada, podem ser arruinados por uma má execução. Diferente de um anúncio online, o impresso não tem “ctrl-z”, nem correção pós-execução, assim, procure sempre parceiros que você confie para investir tanto na produção como na distribuição do seu material.
Também é muito importante que você prepare as pessoas que irão distribuir os seus panfletos. Não basta entregar uma pilha para cada um, mas sim explicar para eles os objetivos da campanha, qual o público alvo e quais os próximos passos a serem tomados. Eles precisam estar preparados para responder às perguntas dos transeuntes, como “Onde posso encontrar mais informações?”, ou “É naquela loja perto da praça?”, assim também atuando como auxiliar na jornada de compra do cliente.
Quando estiver definindo as datas e horários de distribuição, fique atento para tirar o máximo de cada ação, procurando momentos de pico de movimento com o seu público alvo. Fazer uma panfletagem no meio da tarde em frente a uma escola pode não dar resultado nenhum, agora se você esperar até o final do dia, ou no começo da manhã, irá encontrar uma série de pais e mães que acabam de buscar ou deixar seus filhos.
Por fim, lembre-se de orientar quem está distribuindo a selecionar as pessoas à quem distribui, afinal a missão de quem panfleta não é se livrar do material, mas captar clientes. Entregar panfletos para pessoas com mãos ocupadas, ou que estão com pressa, é não pensar no cliente, nem no momento em que ele está. Além disso, um panfleto entregue com um sorriso, ou com uma mensagem positiva, cria uma experiência para quem o está recebendo.
4. Resultados
Alinhados aos objetivos da sua campanha, você primeiro precisa conseguir medir o impacto dela, e este é um dos maiores desafios de uma panfletagem. Afinal, diferentemente de uma campanha digital, panfletos não geram automaticamente cookies, ou dados para o seu analytics, mas com um pouco de esforço conseguimos sim gerar métricas, através de ferramentas como:
Códigos Promocionais
Atribua um código promocional válido somente para aquele panfleto, ou ainda utilize-o como forma de acessar ao desconto ou à promoção. Busque segregar este código de demais códigos de outras mídias, assim você não terá dificuldades em evidenciar os resultados.
QR Codes
Se você ainda não os conhece, temos um texto explicando um pouco mais, mas os QR Codes, são códigos lidos por qualquer smartphone para direcionar o leitor para um site específico que você queira. Dessa forma, você pode ligar a sua campanha impressa a um hotsite, ou a um formulário, ou ainda a um portal exclusivo, onde o seu cliente encontrará mais informações – que às vezes não caberiam nem mesmo em um catálogo.
Picote/Microsserilha
Uma forma um pouco mais analógica, mas também válida, é incluir no panfleto uma parte para destaque, através de um picote ou uma micro-serrilha. Neste destaque pode haver um cupom, com ou sem um espaço para preenchimento de dados, em que o cliente deve levar até uma loja ou uma urna, para receber a contrapartida/oferta. Dessa forma, novamente é possível que ao fim da campanha se tenha uma aproximação do impacto da campanha.
Contudo, ainda existe muito buzz feito pela mídia impressa que é difícil de ser mensurado, mesmo com ferramentas como as anteriores, por isso é importante que você monitore também os acessos à sua loja/site/produto, seja por telefone ou fisicamente, para conseguir identificar esse movimento residual da campanha, e quantificá-lo na hora de fazer o balanço geral da sua ação.
Agora vai a dica de ouro para quem busca ter campanhas de panfletagem de sucesso: veja o seu Impresso em ação. Observe como as pessoas distribuem ele, como elas o recebem, a atenção que dão e as perguntas que fazem. Às vezes uma simples expressão facial vai te mostrar algo que nem o melhor entendedor de comportamento do consumidor conseguiria prever. Se coloque no lugar do cliente e busque criar interações mais assertivas.
Por fim, a falta de livros, manuais e orientações sobre como fazer um panfleto gera vantagens competitivas para quem entende dessa mídia. Se você tiver um caso de sucesso com panfletagem de resultados, e quiser compartilhar conosco, deixe aqui abaixo no Disqus, ou mande um e-mail para nós. E caso queira saber como fazer a sua própria campanha de resultados, conte com a nossa equipe comercial para te ajudar. Estamos no mercado desde 1993 desenvolvendo esse material.