Qr Code: Tecnologia integrando mídias de comunicação.

Qr Code: Tecnologia integrando mídias de comunicação.

A tecnologia nos influência e nos encanta porque está a cada dia facilitando e melhorando nossas vidas. Facilita informação, transporte, comunicação, socialização, lazer, saúde, trabalho, etc… alguém consegue imaginar uma vida sem a tecnologia que temos hoje? 

E na comunicação, o que mudou? Nem faz tanto tempo tínhamos  três grandes mídias consolidadas: rádio, tv e impresso, então surgiu a grande novidade: a mídia digital.

A mídia digital avançou muito forte sobre todas as outras, tornando-se a “bola da vez”. Porém as coisas vão se acomodando e a mídia digital que no fundo são todas as outras agregando tecnologia, vai assumindo o que talvez seja o grande papel dela: uma grande facilitadora para todas as mídias.

Vamos lá: O que fez  a tecnologia? Facilita a nossa vida e nos deu varias opções para concluir a mesma jornada. Facilitou a forma de se fazer o transporte de passageiros, o sistema de hospedagem, avançou na medicina e mais uma infinidade de formas de se fazer as coisas do nosso dia a dia. Mas os carros,  os imóveis e os médicos e hospitais já existiam a muito tempo!

Nas mídias de comunicação, a tecnologia mudou o rádio, a tv, está mudando o impresso e agora está misturando, integrando, com se tudo fosse uma coisa só. Um grande canal de comunicação! Uma verdadeira Multimídia! Mas  o rádio, a tv, o impresso, o computador e o celular já existiam antes. Exceção do celular que tem cerca de 25 anos os demais já existiam faz muito tempo! 

A Tecnologia é algo fantástico. Melhora, facilita, agrega qualidade e torna quase tudo acessível para todos, mas na verdade não criou praticamente nada de novo, porém  mudou e melhorou muito o jeito de fazer o que já fazíamos antes. Você não concorda?

QR Code nos impressos

O que está mudando no impresso? A mídia mais antiga de todas vai sumir? Que nada! Assim como a TV e o rádio, esta mídia também foi impactada, mas continua muito forte, possui características muito singulares e valorosas e recentemente se viu diante de uma inovação significativa em termos tecnológicos  para atender sua maior barreira, que era sair do totalmente físico para o digital, onde não era possível fazer de uma forma ágil capaz de realizar ou de facilitar esta jornada.

Eis que surge uma ferramenta que atua como um “tele transporte” de mídias, o QR Code. Nela é possível sair de uma plataforma para outra com um simples “click”.

Assim como o papel, surgiu na China, é utilizada como um transporte digital para ir de uma plataforma a outra (impressa para digital por exemplo) serve como uma ótima ferramenta de marketing de precisão e também com mecanismo de compra e até de pagamento. Devido ao baixíssimo custo, também é utilizada na China inclusive pelos moradores de ruas, que imprimem um QR Code em um papel e utilizam para pedirem dinheiro as pessoas, pois o depósito é feito através de um escaneamento super rápido, um click e uma confirmação pelo celular, entra diretamente na conta do pedinte.

Que tal experimentar esta nova tecnologia  em seus impressos? Lembre-se que o impresso é uma  mídia diferenciada, que utiliza um produto altamente sustentável (papel) que você consegue entregar diretamente para o seu público alvo, podendo agregar muito valor, ter exclusividade da atenção do seu cliente e mostrar diferenciação.

Quer saber mais? Entre em contato conosco. A Gráfica Rocha tem know how e pode dar todo o suporte que vc precisa para produzir seu impresso em alto nível,  utilizando QR Code. Bora inovar?

Fernando Rocha
Fechar Menu