Este sucesso está diretamente atrelado, como todo produto, ao marketing em cima dele – e em especial à sua capa.
Pessoas compram diversos produtos por conta de sua embalagem mesmo sem conhecer bem o conteúdo, e no casos dos livros, essa embalagem certamente é a sua capa.
Não à toa a frase “não julgue um livro pela capa” existe, pois esta é a sua embalagem, sendo muitas vezes o primeiro contato do leitor com a obra.
Há exceção para toda regra, contudo uma boa sinopse, uma imagem que prenda o olhar e um estilo estético que apele para seu público alvo são chave para pegar ou largar seu livro na prateleira.
Há várias características presentes em uma capa que devem ser levadas em consideração, como fonte, formato, cores, imagens e acabamentos. Pode parecer muito e em meio à tantas opções um pouco confuso, por isso aqui vão algumas dicas básicas para analisar se o layout feito para seu livro irá trabalhar a seu favor, ou não.
Formato
O padrão 15x21cm é o coringa, não tão pequeno para ser considerado livro de bolso, porém não tão grande a ponto de ser extravagante. Porém outros formatos podem fazer mais sentido para sua obra por conta do seu gênero e público alvo, ou porque você quer destacá-la em meio à tantos livros na estante que possuem esse tamanho.
A escolha entre um formato padrão ou não na capa do seu livro tem influência na forma como ele será disposto na livraria, mas também no aproveitamento do papel na hora da produção.
Nossa dica nesse caso, é analisar em qual nicho o seu livro se encaixa, para poder decidir sobre a capa dele.
Livros infantis, por exemplo, tendem a ter todos os tipos de formato, e sequer costumam ter uma forma retangular, fazendo a forma de personagens, ou objetos que de forma bastante criativa podem até complementar a narrativa da história.
Livros de poesia, frases motivacionais e pequenos contos muitas vezes são de um tamanho menor, ou formatos diferenciados (quadrado, horizontal, etc.) isso porque não costumam ser livros com longos capítulos e prosas que necessitem ao leitor muito tempo para manter-se focado na narrativa, fazendo com que seu tamanho reduzido seja mais conveniente para momentos de curta espera e leitura rápida.
Temos um post em nosso blog também sobre como você pode escolher os tamanho (ou formato) do seu livro. Lá listamos os diversos formatos “padrão do mercado, sugerindo em qual tipo de situação cada um prevalece.
Cores
Na imagem acima é possível notar a permanência de preto, branco e cores pouco saturadas, principalmente azuis, e para gerar contraste detalhes em vermelho. Sem precisar ler muito já se sabe o gênero desses somente pelas suas capas, não é mesmo?
As cores são geralmente um dos elementos mais utilizados para padronizar gêneros literários.
Caso você queira saber um pouco mais sobre os sentimentos que cada cor representa, temos um post aqui no blog que pode te dar uma boa ideia sobre o significado das cores.
Essas são algumas da características que você poderá começar a observar com mais atenção daqui pra frente em suas próximas visitas nos paraísos literários que são nossas livrarias.
Caso você queira uma ajuda na sua próxima capa de livro, conte conosco, possuímos diversos parceiros que com certeza podem te ajudar. Caso você já tenha o design definido, conte com Rocha, desenvolveremos um produto gráfico diferenciado, que mostre desde o primeiro momento o valor da sua obra. Faça um orçamento ou entre em contato com a gente!