Tamanhos de Livros: Qual escolher?

Tamanhos de Livros: Qual escolher?

Você já foi em uma livraria e percebeu a quantidade de livros com tamanhos diferentes que existem lá? Se você lê com frequência, já deve ter reparado nos diferentes tamanhos deles, uns mais finos, outros mais quadrados, outros retangulares. Sabia que isso tudo tem um por quê? Conveniência, valorização do conteúdo e até preço, podem ser as razões pelas quais essa gama de formatos de livros existem. Descubra quais os tamanhos de livros ideais para os seus projetos.

Tamanho de livros - 10x17

10,5x17cm
Conhecido como Pocket Book

São livros de bolso, compactos, que podem ser lidos em qualquer local, seja no metrô, ônibus ou mesmo em casa. Ideal para livros que não ultrapassem as 250 páginas.

14x21cm ou 14,8x21cm
Ideal para livros com até 300 páginas.

Este é um dos formatos mais utilizados para livros de segmento geral, como auto-ajuda, poesias, negócios, religião, pequenos livros jurídicos, ficção e não-ficção.

15,5x23cm
Ideal para livros de 250 à 1000 páginas.

Recomendamos este formato para livros maiores, como livros jurídicos, didáticos, grandes livros de ficção e não-ficção. Seu formato atende bem grandes quantidades de páginas, como 400, 600 ou até 1000.

20x20cm
Ideal para livros Ilustrados ou Fotográficos.

Quando se trata de um livro infantil, ilustrado ou fotográfico, este é um formato bastante interessante para se trabalhar, pois como é de formato maior e quadrado, valoriza bastante as páginas.

Qual tipo de papel escolher?

Offset: Papel branco, recomendado para livros didáticos, jurídicos e de interesse geral.

Pólen Soft: Papel com leve tonalidade creme, recomendado para livros de ficção,  poesias e de interesse geral.

Couché: Papel branco, brilhante ou fosco, ideal para livros coloridos, fotográficos e ilustrados.

Estes tamanhos de livros e tipos de papeis são os mais usuais, não quer dizer que seu projeto tenha que contemplar uma dessas sugestões, é apenas uma constatação mercadológica. Vale sempre a pena consultar um especialista, de uma forma geral, editoras e gráficas têm excelentes profissionais e com certeza vão saber mostrar a você o melhor caminho, como seu livro vai impactar mais leitores e tornar-se um sucesso.

Gostou das dicas? Qual o tamanho do último livro que você leu? Já tinha parado para pensar que o tamanho de um livro pode fazer diferença na quantidade de impactos e de leitores? Comenta aí.