Na maioria das vezes, a embalagem do produto é o primeiro ponto de contato do cliente com a marca. Por isso, na construção de uma embalagem deve se considerar todos os seus elementos no design, otimizando o espaço nas gôndolas e vitrines para que não passe despercebido pelos clientes, mantenha seu produto seguro, bem conservado e claro, visualmente atraente.
São tantos materiais para escolher, desde a madeira ao plástico, que às vezes é mais fácil eliminar primeiro aqueles que por algum motivo não pode ser usado. Seja, por segurança, conservação ou orçamento, e a partir daí pensar nos prós e contras de cada um. Quando estiver fazendo essa escolha, considere também qual material combina com seu produto. Se é algo rústico, tradicional, quem sabe utilizar madeira, cerâmica, ou então se é algo jovem e tendência utilizar acrílico, ou alumínio.
Decidir a aparência da embalagem é mais do que apenas fazê-la bonita. Elementos estéticos diferentes criam expectativas diferentes com relação ao produto, por exemplo se o produto é consumido gelado, usar cores frias como azul, ou verde, cria a expectativa da refrescância.
Lembrando que estética não significa apenas aparência visual, mas também sensações táteis, sonoras e olfativas. Trabalhar todos esses sentidos deliberadamente otimiza a experiência do usuário para criar uma expectativa positiva com relação ao produto.
Também considere a aparência do próprio material utilizado na embalagem, como a transparência do vidro para mostrar o produto, ou a textura da madeira para uma linha rústica.
A aparência da embalagem tem uma função muito intrínseca a tão falada persona que consiste em um resumo do seu público alvo em uma personagem. Esse público precisa se sentir atraído pela embalagem, e isso significa que este deve utilizar uma linguagem familiar à ela. Formal ou informal, elegante ou despojado, intenso ou relaxante; tente destrinchar as características da sua persona e aplicá-las na sua embalagem.
Um exemplo bastante fora da curva é a linha de perfumes Lumen que criou embalagens interativas que acendem ao serem pressionadas. Isso não só direciona o produto para um nicho, como dá valor e status ao produto.
Muitas vezes as embalagens acompanham o formato do produto, ou seguem o que já está bastante estabelecida naquele ramo do mercado, como por exemplo caixas de leite. Porém fazer o design da embalagem fugir do padrão torna seu produto único e diferenciado, chamando atenção nas gôndolas. Contudo se deve ter em mente, novamente, como será esta apresentação nas gôndolas para que acompanhe o formato da embalagem.
Depois dessas dicas, quando for desenvolver o design de embalagem do seu produto comece a pensar fora da caixa e dentro da mente dos seus clientes, assim, você conseguirá se destacar entre seus concorrentes. A Rocha possui vasta experiência nesse segmento, com certeza podemos pensar em uma solução juntos, clique aqui para entrar em contato com a nossa equipe comercial.
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