Dar presentes em datas especiais é uma tradição nas mais diversas culturas, e é uma forma simples de reconhecer a importância de um relacionamento, seja ele afetivo, amigável ou profissional. Mas, quando se trata de empresas, sempre existe a dúvida: até onde se pode presentear um cliente, sem parecer que se está querendo “comprar” aquela pessoa. Para ajudar você a presentear aquele seu cliente especial, com quem você já tem uma relação muito além da simples troca de e-mails, montamos uma lista com 4 dicas de brindes / gifts vão valorizar o seu relacionamento, sem comprometer o seu budget.
Cadernos / Agendas Empresariais
Companheiro para todos os momentos, um caderno ou uma agenda são sempre uma boa pedida pois ajudam o seu cliente a organizar o seu tempo e as suas ideias. Além de ser um item de uso pessoal, o caderno / agenda carrega a identidade da sua empresa, que faz com que o cliente não deixe de lembrar de você, seja para uma nova cotação, ou para uma indicação.
Calendários
Um bom calendário de mesa decora e organiza a vida de um profissional que planeja o seu futuro e se compromete com datas e deadlines. Nele, é importante buscar um layout leve, afinal, ele estará o ano todo junto do seu cliente, e também dos clientes dele, uma vez que possui lugar de destaque em qualquer balcão ou escritório. Aproveite também espaços como a base ou os meses do ano para sinalizar datas importantes para a sua empresa, como períodos de promoções, ou datas comemorativas.
Cartões Postais
Em tempos de e-mail marketing e dos grupos infindáveis de Whatsapp, materializar mensagens positivas está cada vez mais na moda. Seja um “Feliz Aniversário”, ou um “Obrigado pela Parceria”, um cartão personalizado, esbanjando pessoalidade e atenção, pode realmente destacar-se no meio da multidão. O importante aqui é tornar a mensagem pessoal, seja com uma assinatura sua ou um breve recado, valorizando assim a relação de vocês.
Kits
Muitas vezes é difícil escolher somente um item para se presentear alguém, e a resposta mais fácil é montar um kit personalizado, podendo inclusive conter produtos da sua empresa, para comemorar o bom relacionamento entre você e os seus clientes. O kit representa uma mensagem que você quer passar ao cliente, então lembre de montá-lo pensando no significado de cada item, para que juntos eles tenham uma mensagem única. Por exemplo, quando juntamos itens como canetas, blocos e agendas, deixamos mensagens como “praticidade, organização e utilidade”. Em uma linha diferente, quando juntam-se itens como taças, bebidas e petiscos, o recado é outro, na linha da comemoração / festejar.
Dica importante: na hora de montar um kit, lembre-se de levar em conta as características de cada indivíduo e respeitá-las, pois existem pessoas com restrições alimentares, ou com determinadas ideologias (como veganos e vegetarianos) por exemplo, e que podem acabar interpretando um presente “mal-pensado” como um sinal de indiferença.
Agora o próximo passo é planejar a sua campanha e selecionar aqueles clientes que fizeram por merecer em 2018. Caso esteja pensando em fazer calendários ou agendas, dá uma conferida no nosso modelo de agenda e calendário de 2019, ele já está todo revisado e pronto para você aplicar a sua comunicação nele. E na hora de fazer, conte com a nossa equipe comercial para fazer esse projeto sair do tela e ir pro papel!