Impressos personalizados, sustentabilidade, conectividade e mais.
A mídia impressa vem evoluindo cada vez mais, desde a sua concepção até a forma de uso dela junto ao consumidor final. Portanto, 2020 promete ser um ano de oportunidades para aqueles buscam sair do comum.
Abaixo listamos 6 tendências que acreditamos estar cada vez mais presentes no mercado gráfico, algumas que começaram recentemente, e outras que ainda estão se formando.
1. Impressos direcionados, personalizados, exclusivos
2020 será um ano marcado pela busca por experiências, de todas as formas possíveis que elas possam ocorrer, nesse cenário o impresso se encaixa muito bem. Utilizar recursos como a impressão digital para personalizar o conteúdo da comunicação impressa da sua empresa poderá trazer um valor percebido muito maior ao seu cliente.
Para poder aproveitar de forma correta, é importante fugir do lugar comum de apenas se utilizar a variação de um nome, mas considerar por exemplo, conteúdos variáveis, relacionados com o gênero, faixa etária, ou até mesmo momento em que a pessoa vive.
2. Materiais impressos complexos, bem executados e ágeis
Etapas de pós-impressão que até então se utilizavam somente em grandes tiragens, como hot stamping, laminações e vernizes especiais (texturas, relevos, aromáticos, e outros), vão aparecer cada vez mais em projetos exclusivos e de tiragens limitadas. Isso acontece, pois a mídia impressa está migrando para uma estratégia de valorização do produto impresso, e não de massificação do mesmo.
Ainda assim, por menor que seja a tiragem, o público final encontra-se cada vez mais exigente, demandando perfeição em cada peça, e entregas condizentes com a agilidade em que se produz e executa uma estratégia de comunicação.
3. Papéis e substratos especiais
Amado por muitos, odiado por outros, o papel Couché (aquele brilhante, típico de flyers e folders) está hoje no “lugar comum” da mídia impressa, dando abertura para que se busquem inovações por meio de papéis especiais, coloridos, texturizados, calandrados ou laminados. Para poder utilizar bem esse tipo de substrato, é bom contar com um mostruário atualizado de papéis, e saber como aproveitar bem o seu uso. Afinal são papéis normalmente importados e vendidos em lotes fechados.
Caso queira conhecer outros tipos de papéis, temos um post sobre este assunto.
4. Sustentabilidade
Por todas as características do papel, desde a sua fabricação exclusivamente feita de madeira reflorestada, até a sua altíssima reciclabilidade, a mídia impressa tem destaque no mercado mundial quando o assunto é sustentabilidade.
No Brasil, poderemos ver cada vez mais impressos conscientes com o meio ambiente, utilizando e exigindo certificações e processos responsáveis, como o FSC ®. Caso você queira saber mais sobre, temos um post que fala um pouco sobre ele aqui.
5. Conectividade
Antigamente, em uma campanha de marketing era clara a linha que dividia onde uma mídia começava e outra terminava. Hoje vemos cada vez mais campanhas interconectadas, em que o consumidor final decide por qual canal ele deseja ser impactado.
Dessa forma, tecnologias como os QR Codes, Links Rastreáveis, e Realidade Aumentada, vem ganhando popularidade e aceitação em nosso mercado, integrando uma campanha online a momentos offline e vice-versa.
Lembrando que em todas as etapas é importante estar atento a qualidade, para que a impressão fique condizente ao projeto gráfico.