No mundo da indústria gráfica, utilizamos muitos termos técnicos, eles fazem parte do cotidiano de quem trabalha dentro de uma gráfica, alguns deles são simples de explicar e reconhecer como: chapa de impressão ou folder, outros nem tanto assim.
Foi pensando nisso que desenvolvemos um mini-glossário com os 50 termos mais utilizados na indústria gráfica.
Ele serve tanto para você designer/diretor de arte que gosta do mundo das gráficas e tem curiosidade de conhecer alguns termos novos, e serve também para quem precisa fazer ou trabalha fazendo orçamentos, como um comprador de alguma empresa, por exemplo, já que muitos destes termos são utilizados em orçamentos gráficos e conhecê-los pode ajudar a otimizá-los.
Veja alguns termos e seus significados disponíveis no Mini-glossário:
A – Alvura
Refletividade de uma folha de papel a uma luz específica, medida em condições padronizadas, em um instrumento calibrado, geralmente chamada alvura GE, pelo nome do fabricante do instrumento principal.
B – Blanqueta
No sistema offset, é a folha de superfície de borracha que reveste o cilindro que transfere a imagem da chapa para o papel.
C – Chapa de Impressão
Lâmina metálica gravada com a matriz das páginas. Quando a impressão for offset funciona como um carimbo, a lâmina gravada passa pelo rolo de tinta, que a transfere para a blanqueta que por fim, faz a impressão no papel.
D – Direct to Plate ou Computer to Plate (CTP)
Método de impressão que dispensa fotolito. A imagem a ser reproduzida é aplicada diretamente sobre a chapa de impressão.
E – Espectrofotômetro
É um instrumento de análise, capaz de medir e comparar a quantidade de luz (radiação eletromagnética) absorvida, transmitida ou refletida por uma determinada amostra.
Baixe o material completo e descubra todos os 50 termos mais utilizados na indústria gráfica. Basta clicar no botão abaixo, inscrever-se e aproveitar o material.
Esperamos que goste.