O setor gastronômico não para de crescer no Brasil. É um mercado superaquecido e está em viés de alta – com a chegada do verão – novas possibilidades surgem e muitas empresas aproveitam para faturar. Um dos instrumentos que ajudam na conversão das vendas são os cardápios, saber utilizá-los de forma adequada, com a cara do seu negócio é um dos segredos do sucesso dessa ferramenta. Existem muitos tipos de cardápio, se você chegou até aqui e está procurando um modelo para o seu negócio, este post vai apresentar algumas possibilidades e seus padrões, com certeza um deles é a sua cara.
Bares e Baladas
Este tipo de estabelecimento costuma focar na variedade de bebidas ofertadas. Geralmente há grande circulação de pessoas e claro, o número de cardápios é sempre menor do que o número de clientes, o que faz necessário ter um cardápio “simples e direto”, que mostre a variedade ofertada porém sem muitos rodeios. Quanto menos tempo o cliente ficar com ele na mão e tomar sua decisão, melhor, assim outro frequentador tem a possibilidade de escolher novos itens.
Para este tipo de estabelecimento, além de oferecer um layout mais racional do que visual, não havendo a necessidade de dobras, recomendamos o uso de laminação, que além de enobrecer o impresso, protege de eventuais acidentes com água por exemplo, aumentando a vida útil do seu cardápio.
Restaurantes
Cardápios de restaurantes geralmente tem uma grande variedade de pratos que não são modificados com frequência, oferecendo refeições completas com direito a entrada, prato principal e sobremesas. A quantidade de cardápios pode variar de acordo com o tamanho do seu estabelecimento, geralmente um para cada mesa é a quantidade suficiente para atender a demanda da casa.
Um boa estratégia de layout pode ser a utilização de dobras no cardápio, a fim de organizar as opções de forma clara e objetiva. Um papel com gramatura alta e imagens dos produtos servidos cai muito bem nesta proposta, facilitando a vida do consumidor e da sua equipe.
Bistrôs
De forma geral, os bistrôs têm poucos pratos, sendo um tipo de estabelecimento focado em sofisticação e qualidade, deixando a quantidade de opções em segundo plano. Estão cada vez mais presentes no cotidiano do brasileiro pois acabaram caindo no gosto do público. Como o menu não é muito extenso, investir em acabamentos e papéis diferenciados surge como uma oportunidade de encantamento ao cliente.
Em se tratando de layout, estes cardápios são bem claros e com poucas opções. Um ótima alternativa são os cardápios com uma dobra simples, ou aqueles encartados em capas sofisticadas feitas em papéis especiais ou até mesmo couro.
Confeitarias e Cafés
Muitas opções e com diferenças nos detalhes de cada produto, esta é uma característica deste segmento. Muitos itens, e com enorme variação de preço. Aqui é sempre válido fazer uma avaliação do tamanho do seu “negócio” e sentir se vale a pena fazer uma reimpressão toda vez que obter uma mudança nos valores dos produtos ou desenvolver um método que seja menos “oneroso”, sem a necessidade de reimpressão.
Uma opção muito bacana para esse “problema” é deixar espaços em branco no campo de “valor” do item, podendo ser preenchido com adesivos ou até mesmo com canetas especiais caso haja uma laminação rígida, por exemplo. Outro tipo de acabamento interessante para este produto é a encadernação com Wire-O, é bem durável e tem ótimo custo-benefício, uma vez que será bem manuseado, vai ter uma boa vida útil evitando reimpressões desnecessárias.