Conhece a diferença entre PANTONE U e PANTONE C?

Conhece a diferença entre PANTONE U e PANTONE C?

Nem parece, mas estas duas letrinhas podem levar seu projeto ladeira abaixo, tornando o que parecia ser tranquilo, em uma dor de cabeça absurda, deixando seu impresso com tonalidades de cores diferentes prejudicando em muito o resultado final. Quer saber qual a diferença entre PANTONE U e PANTONE C? Se liga nesse post, ele é feito para você!

Escala Pantone U e C

Pode não parecer, mas é bem comum o uso de cores PANTONE® em projetos gráficos,  quem já teve a oportunidade de escolher as cores dentro da escala, sabe o quanto é confuso e prazeroso também. Entre centenas de tintas maravilhosas, incluindo neon e metálicas, existem códigos muito estranhos de cor e as tais letras que fazem TODA a diferença no projeto final.

Pantone Neon
PANTONE Neon

Pantone MetálicoPANTONE Metálico

Por onde começo? A resposta… PAPEL

Você tem que começar escolhendo o papel que a tinta será “ancorada”, somente depois dessa escolha que você pode escolher o PANTONE. Se você escolher um azul, por exemplo, e aplicar o mesma tinta sobre um papel fosco e poroso, (como o papel Offset), por mais alvo que ele seja, a forma de absorção dela pelo papel vai acontecer de forma diferente do pigmento aplicado sobre um papel mais liso (como o Couchê). Um exemplo ilustrado do que estamos falando: Do lado esquerdo, PANTONE C e do oposto, PANTONE U, ambos têm o mesmo código para a cor, e veja só a diferença deles depois de impresso.

Tá, legal… mas e aí, o que significam as letras U e C? Qual a diferença?

Quando se trata de papel, podemos dizer que existem dois tipos mais comerciais por assim dizer. Os papéis com revestimento, que são os preferidos pelos designers por deixarem as cores mais “vivas”, pois o pigmento da tinta seca sobre este revestimento, não penetrando muito no papel, alterando pouco a cor depois de impressa. Estes são conhecidos como “Coated” , que tem tradução literal como “revestido”, o que justifica o uso da letra C no guia da PANTONE.

E há os papéis sem revestimento, conhecidos como “Uncoated”, ou “sem revestimento”. São papéis mais porosos, os mais conhecidos são o Offset e o Reciclato. Nestes a absorção do pigmento da tinta é muito maior, dando um aspecto de cores mais “lavadas ou gastas”, por isso a diferença dos PANTONES.  No guia de cores, é representado pela letra U.

Recaptulando: PANTONE U – Para papéis sem revestimento (Offset, por exemplo) / PANTONE C – Para papéis com revestimento (Couchè, por exemplo).

O que achou? Se conseguimos ajudar, conta pra gente.

Fechar Menu