Como é fabricado o papel? Cai mais um mito!

Como é fabricado o papel? Cai mais um mito!

Como é fabricado o papel?
Imagens como esta estão com os dias contados? Se depender da indústria de papel…

Existe uma grande parte da população que ainda acredita que a fabricação de papel é uma prática que agride as florestas, prejudicando faunas e desabrigando animais, deixando um rastro de destruição por onde passa. A origem dessa informação é desconhecida, não se sabe onde ela começou, nem o porque – muito embora se possa imaginar – e até hoje a indústria de papel e celulose sofre para derrubar esse mito que foi criado acerca dela.

Toda a produção de papel e celulose é absolutamente controlada. No Brasil, 100% das árvores utilizadas para extração de matéria-prima provém de reflorestamento. Funcionam como uma plantação de soja: planta-se a semente, durante cerca de 6 anos ela é cultivada, em seguida a árvore chega a sua maturidade e está pronta para ser utilizada, e o processo vai se repetindo e repetindo. Ou seja, nenhuma árvore nativa é destruída. Legal né?

No Brasil, o mercado de papel e celulose está em alta e vem crescendo ano após ano em torno de 8% (a.a), segundo dados da Forest2Market. “O mercado nacional de celulose vive um momento interessante” alega  diretor da Forest2Maket do Brasil, Marcelo Schmid.. “O segmento de celulose e papel brasileiro foi o principal driver de expansão de nosso setor nos últimos 15 anos. Cerca de 70% das florestas plantadas em nosso país são direta ou indiretamente ligadas ao segmento”.

Existe também uma certificação florestal chama FSC®, é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. Este conselho foi criado como o resultado de uma iniciativa para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável das florestas do mundo inteiro. Toda produção nacional tem esse selo verde, ou seja, a chance de uma árvore nativa ser cortada ou um desmatamento acontecer para a fabricação de papel é ZERO! Temos um post inteirinho falando somente de FSC, explicamos tudo lá, é só clicar aqui.

Agora que você leu esse post até aqui, já sabe que a indústria de papel e celulose não agride nem devasta florestas por aí. Tudo é pensado de maneira sustentável, preservando florestas e nossas futuras gerações. Podemos dizer então que este mito caiu, certo? Mesmo que você nunca tenha acreditado nele, pelo menos agora você aprendeu um pouquinho sobre o assunto.

Acompanhe um vídeo muito interessante do canal “Manual do Mundo” explicando como é fabricado o papel e todos os cuidados, tecnologias e etapas que a indústria têm. Assiste e conta para gente depois.

Fechar Menu
WhatsApp chat