Mesmo tendo novas tecnologias sendo lançadas todos os anos, os materiais impressos ainda são muitos utilizados, pois dependendo da estratégia que a sua empresa utiliza, geram resultados extremamente positivos. Mas para que isso aconteça, o segmento se “atualiza e renova” todos os anos. Assim como na moda, arquitetura e engenharia, o segmento gráfico também sofre forte influência pelas tendências. O post de hoje é justamente um resumo do que acontecerá no nosso meio que te ajudará a se inspirar e desenvolver os melhores materiais gráficos.
O que 2023 promete para as comunicação impressa?
Em razão da pandemia de COVID-19, os materiais impressos tiveram diversos casos de substituição pelo crescimento do digital (mais pessoas comprando e pedindo produtos pela internet). Porém, nesse último ano (2022), notamos um grande aumento da procura pelos serviços gráficos, e isso não foi coincidência. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o setor gráfico vem crescendo todos os meses e com isso novas soluções e demandas devem surgir.
Para entendermos as tendências do setor para 2023, precisamos ter em mente que não se trata apenas de imprimir papel. O mundo impresso trata com diversas outras áreas no seu dia à dia, sendo elas:
- Design Gráfico (cores, fontes, pattern, acabamentos etc)
- Materiais Gráficos (embalagens, formatos, praticidade etc)
Design Gráfico
Acreditamos que muitos dos materiais impressos que passarão aqui na Rocha ao longo de 2023 serão materiais com grandes influências do design gráfico. Cada vez mais o design gráfico busca conectar a sua marca de maneira assertiva com o seu público e o seu futuro público. Por isso, fique de olho nessas tendências:
Fontes serifadas
Querida por alguns e odiada por outros. Há não muito tempo atrás, tínhamos a ideia de que esse tipo de fonte só deveria ser utilizada em documentos e/ou livros. Porém, o meio digital começou a utilizá-la em diversos lugares da internet, e não demorou muito para que ela se popularizasse também nos impressos.
Pode parecer simples, mas a fonte serifada pode ser uma armadilha na produção gráfica se não for bem executada.
Cores Vibrantes
As cores vibrantes são um ótimo leque para desenvolver peças gráficas chamativas. Mas para isso de fato ser atrativo para o público, não se deve seguir um padrão visual, ou seja, quanto mais imperfeito e orgânico, melhor o resultado visual.
Nós vimos muito disso em embalagens e sacolas aqui na Rocha e acreditamos que a busca por esse tipo de impressão crescerá e será muito utilizada por grandes empresas e agências de publicidade, como é este caso da Natura:
Elementos Orgânicos
Como falado anteriormente no tópico das cores vibrantes, as empresas buscam cada vez mais representar suas marcas de uma forma mais humanizada, e para isso utilizam em seus materiais “elementos mais orgânicos”. Esses elementos não necessariamente precisam ser imperfeitos, mas buscam mimicar as formas da natureza, podendo inclusive ser geométricos.
Se a sua empresa conseguir utilizar esse tipo de recurso em seus materiais terá um grande aliado, pois além de fortalecer o branding da sua marca, esses materiais alcançarão mais pessoas e transmitirão uma comunicação integrativa, palatável.
Papéis Especiais
Assim como as cores, tipografias e elementos gráficos, a escolha do papel possui grande peso no desenvolvimento dos seus materiais. É extremamente importante saber escolher o tipo de papel para o material certo. Nós já escrevemos anteriormente um post sobre, caso você queira ler, basta clicar aqui.
Durante esse último ano, percebemos que os papéis com texturas orgânicas foram muito utilizados em diferentes materiais e diferentes objetivos. Esses papéis são chamados de não revestidos, tendo uma grande variedade de gramaturas, apresentam um aspecto poroso.
Aqui vão duas indicações de papéis desse tipo que a sua empresa poderá utilizar:
- Papéis off-white (pólen, avena)
- Off-set (como o alta alvura da Suzano).
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