Se você é arte-finalista, com certeza você já ouviu falar na expressão “overprint”. Neste post vamos explicar de forma simples o que isso significa de fato e para que serve o uso dessa técnica de pré-impressão. Chegou a hora de aprender o que é overprint.
Overprint ou “imprimir sobre” se resume simplesmente a isso… uma cor impressa sobre a outra. Certo, mas isso não é padrão? Aqui está a pegadinha do post, a resposta é NÃO! De forma geral, materiais gráficos são impressos pela sobreposição das quatro cores (Cyan, Magenta, Yellow e Black), e o overprint funciona nos casos onde o Black (preto) é impresso sobre um fundo colorido.
Vamos utilizar um exemplo onde o Black é um texto e nele está aplicado o overprint sobre a matriz do Cyan. Imagine que o resultado desejado seja esse:
Neste exemplo, se não utilizarmos o overprint, como pode ficar o resultado final?
Primeiro precisamos separar as chapas (matrizes de impressão) deste projeto SEM a aplicação do overprint, segue o exemplo para ter melhor clareza:
Observe que as cores não se misturam. O azul ficou “cortado” ou “vazado” onde cai a tinta preta. Agora imagine um texto extenso em tamanho reduzido, corpo 8 por exemplo. Imaginou? Agora imagine se todo esse texto preto “correr” o mínimo que seja para qualquer direção o deixando fora de registro? O resultado é trágico. Vão aparecer um série de “sombras brancas” entre o azul e o preto, inviabilizando a leitura do texto, desperdiçando todo o projeto gráfico.
O overprint serve exatamente para isso. Prevenir esse tipo de problema, facilitando o acerto de máquina bem como a impressão do material gráfico.
E tem como mostrar um exemplo com a separação das chapas COM overprint? Claro que sim! Veja agora como ficaria a mesma arte com as separações:
Conseguiu perceber que com o overprint aplicado, o Black não “corta” ou “vaza” a chapa do azul? Assim em qualquer ponto que caia a tinta preta, seja qual for ele, aquele filete branco ou sombra branca não vai mais aparecer. Agora o preto está sendo impresso sobre o azul, sem chance de erro, uma beleza não é mesmo?
Esperamos que tenha entendido basicamente o que é e para que serve essa técnica de pré-impressão e fechamento de arquivo.