Identidade visual, a comunicação entre a marca e seu público
Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representam visualmente e de forma organizada, um nome, uma ideia, um produto, uma empresa, instituição ou serviço.
Como base nesse conjunto de elementos costuma-se ter uma logomarca integrada a um logotipo. Em alguns casos, a base pode ser simplesmente a logomarca ou o logotipo.
Portanto, a identidade visual trata-se unicamente de uma representação gráfica da identidade corporativa, mesclado aos conceitos e valores da empresa. Por mais que possa parecer simples, o processo de criação de uma identidade visual pode ser bem complicado, mas depois de criada passa a ser o alicerce, a base de toda identidade do negócio.
Isso não significa, entretanto, que todos os seus materiais devam ser sempre idênticos, ou que você precise reproduzir sempre o mesmo design. O ideal, na realidade, é alinhar – dentro dessa diversidade de produtos – elementos diferentes desta mesma identidade por meio da unificação de cores, ou formas, ou logomarca, por exemplo.
Desta forma, materiais institucionais podem ser mais sóbrios, ao passo que materiais promocionais podem ser ligeiramente mais chamativos.
Porém, o mais importante é usar a identificação de forma coerente por meio de todas as suas aplicações. Isso significa dizer que identidade visual deve estar presente uniformemente na fachada, em cartões de visita, no web site, em uniformes, material gráfico e onde mais houver representatividade e interação com o público alvo.
Consulte nosso portfólio e veja algumas aplicações em materiais gráficos.