Utilizada amplamente na indústria, as embalagens de papel cartão tem muitas qualidades para auxiliar o seu produto a ser desejado pelo cliente final.
Desde produtos simples, como cremes dentais, canetas e pilhas a produtos mais sofisticados, como chocolates, eletrônicos e artigos de luxo, a embalagem de papel conversa bem com todos esses mercados.
Além de proteção, as embalagens criam recursos visuais como impressão em cores especiais, acabamentos e formas diferenciadas que impulsionam a venda de seus produtos.
Quantas vezes você já se viu uma situação de escolher um produto em detrimento a outro, simplesmente pela embalagem, não é mesmo?
Assim, criamos uma lista com 3 tipos de embalagem para os mais diversos produtos e também diversos budgets de investimento. Nosso objetivo é que você conheça um pouco mais sobre o assunto e veja possibilidades para alavancar as vendas dos seus produtos.
Ao final, trouxemos também um case de uma agência de branding parceira da Rocha, que fez um projeto agregando design e funcionalidade, com um ótimo resultado.
As cintas são embalagens geralmente secundárias (sem contato com o produto final), e agregam a um baixo custo um grande valor de design.
Podendo adicionar informações, ou diferenciais na comunicação do seu produto, cintas são feitas com papéis de corpo leve. O cliente final irá rasgá-las ao abrir o produto comprado, dando a sensação de “abrir algo único”. Cintas podem ser utilizadas tanto em produtos grandes, como em produtos menores.
Nossas caixinhas de cartões de visitas vem sempre com cintas divertidas.
Esse tipo de embalagem é usada nos mais diversos tipos de produtos, e consiste geralmente em ou uma embalagem única feita em papel cartão de alta gramatura (300 ~ 400 g/m²).
É também aconselhável utilizar alguma proteção como laminação ou verniz, para que a embalagem não seja facilmente riscada ou suja, como por exemplo no uso em produtos para delivery, como hambúrguer, cachorro quente, entre outros.
Também existe a possibilidade de se utilizar papéis diferenciados, como o Cartão Kraft, ou cartões especiais, agregando valores diferentes ao seu produto final.
Embalagem em papel cartão produzida pro rlc-packaging para Bentley
As caixas rígidas são o tipo de embalagem de mais alto valor que o mercado gráfico pode proporcionar. Utilizando-se técnicas de cartonagem com cartões de gramatura superiores a 1000 g/m², revestidos com papéis especiais e impressos de alta qualidade, o resultado final é uma embalagem que agrega valor superior. É muito utilizados por exemplo em mercado de joias e eletrônicos.
Esse tipo de embalagem também é muito utilizado por exemplo na construção civil, em entregas de empreendimentos onde se monta um kit com chaves, manuais, controles e demais gifts.
Um ponto interessante desse tipo de embalagem é que ele normalmente é guardado para posterior uso, o quê faz com que sua marca ou produto seja lembrado por muito tempo pelo seu cliente.
Caixa para entrega de amostras para influenciadores, para Colcci.
O mercado de embalagens em papel é muito amplo, existindo ainda diversas outras formas de como se entregar um produto. Optamos por trazer essas 3 com o objetivo de que a partir de agora você possa repensar em como agregar ainda mais valor na sua entrega. Conte conosco também para ajudar a desenvolver soluções gráficas, partindo das medidas do seu produto, desenvolvendo um protótipo, e depois executando a produção em escala.
Por fim deixamos aqui o case da Highbrands (highbrands.co) que desenvolveu embalagens de sushi para o cliente Japex (japex.com.br), um tradicional restaurante de Florianópolis/SC e o primeiro fast food de comida japonesa de Santa Catarina. Tipicamente o mercado de sushi trabalha com embalagens plásticas, que além de não apresentar um design interessante, também pecam na sustentabilidade – dado o tempo que o plástico leva para se decompor caso não seja descartado corretamente.
O resultado final deste trabalho ficou fantástico não somente pelo aspecto visual, que é um grande diferencial da Highbrands, mas também pela funcionalidade e sustentabilidade do projeto.
Caixas do Japex, desenvolvidas pela Highbrands (highbrands.co)
Falando em sustentabilidade, utilizar embalagens de papel para o seu produto é sempre uma solução amigável, afinal o papel é um dos produtos mais reciclados e recicláveis do mundo. Com rápida decomposição, e de fabricação renovável, o papel vem substituindo em diversos países os plásticos e isopores. Para dar uma garantia ainda maior, recomendamos sempre o uso da certificação FSC (Forest Stewardship Council), que garante o Manejo Florestal, e a adoção de práticas sustentáveis por toda a cadeia produtiva do papel e da celulose. Desde a fábrica desde a plantação até a entrega no cliente ao final.
Caso queira saber mais sobre FSC, temos um post explicando um pouco melhor sobre a certificação.
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