Uma das escolhas mais difíceis de se tomar na produção de um material editorial certamente é definir o papel que será utilizado. Isso porque, além das inúmeras opções existentes para esse tipo de produção, não existe resposta certa ou errada.
As melhores decisões são tomadas de acordo com a experiência tanto da gráfica quanto do cliente junto dos processos de produção e aprovação dos materiais.
Sabendo disso, falaremos sobre 3 erros que você deve evitar na hora de escolher o papel para o seu material editorial.
Geralmente utilizamos os papéis Revestido e Couché para materiais cuja produção contenha imagens e fotos, isso garantirá maior qualidade (melhor cor e brilho). No entanto, em livros que possuem a característica de leitura extensa, por mais que existam imagens, devemos pensar na usabilidade do livro. Sendo assim, o papel indicado é o Não Revestido (offset ou offwhite). Afinal, a escrita no papel Couché é extremamente dificultosa, gera sujeira, borrões e, quando se consegue escrever algo, apagar torna-se quase impossível.
Desenvolvemos um conteúdo sobre a escolha do papel, para acessá-lo basta clicar aqui.
É comum no desenvolvimento de um livro buscarmos um custo eficiente de produção, e, nessa busca, um dos relatos que mais recebemos é: “Vamos baixar a gramatura”.
É claro que isso é possível, afinal existem livros com gramaturas baixíssimas, por exemplo a bíblia. Ainda assim, essa decisão pode acarretar em consequências indesejadas, como a própria depreciação do material gráfico, pois as páginas muito finas (gramaturas muito baixas) passam uma percepção de baixo valor. Portanto, fazer essa redução de custo pode não ser tão eficiente.
Se é possível fazer um material muito fino, o oposto não seria diferente. Por muitas vezes tentamos acrescentar ainda mais valor para o nosso material aumentando a gramatura das páginas, no entanto este é um erro que pode levar a dificuldade da leitura e manuseio do livro.
Livros produzidos em lombada quadrada (brochura) muitas vezes possuem um limitante de gramatura para o miolo (150g³), pois acima disso a abertura das páginas será dificultosa, fazendo com que o seu leitor não tenha uma experiência tão agradável.
Acrescente valor com os materiais de apoio. Os materiais editoriais são ricos e complexos e muitos autores ou empresas deixam de aproveitar a oportunidade que os materiais auxiliares podem proporcionar.
Esses materiais auxiliares podem agregar ainda mais valor ao seu material, entregar o conteúdo de outra forma, o que ajuda tanto na venda como também na percepção de valor. Alguns desses materiais são: marca-página, orelha e luvas.
Então, leve em consideração a experiência do leitor, pois isso com certeza trará mais valor ao seu material.
Se você desejar fazer um orçamento, basta clicar aqui para falar com a nossa equipe comercial ou enviá-lo por aqui.
Av. das Universidades -539 Tecno
Park Pedra Branca – Palhoça – SC
CEP 88137 315